Ronco e dificuldades respiratórias são causas conhecidas da insônia e do sono de má qualidade. Porém, o pouca gente sabe, é que esses problemas podem causar muito mais do que uma sonolência durante o dia.
De acordo com a ortodontista Samira Ghorayeb, os casos de AOS (apneia obstrutiva do sono) ― obstrução total ou parcela das vias respiratórias ― estão cada vez mais comuns e podem causar desde hipertensão arterial, até problemas cardíacos mais graves.
Segundo a especialista, a repetição dos episódios de apneia durante o sono tem como consequência a menor oxigenação do sangue, fazendo com que o organismo seja danificado.
― Boa parte desses pacientes acaba apresentando histórico familiar de hipertensão arterial e arritmias cardíacas.
Samira afirma que a apneia do sono já afeta cerca de um terço da população mundial e que, segundo estudos, 67% dos portadores de apneia do sono apresentam hipertensão arterial.
― Em muitos casos de hipertensão, o tratamento da apneia por si só é suficiente para redução e controle da pressão arterial.
De acordo com a especialista, nos adultos, cinco ou mais episódios de 10 segundos da suspensão da respiração por hora de sono caracterizam quadros de apneia. Nas crianças, bastam 2 ou 3 segundos de parada respiratória para o sangue dar sinais de falta de oxigênio.
O tratamento para o problema, segundo a ortodontista, varia de acordo com a gravidade do caso. A primeira medida a ser tomada é reduzir os fatores agravantes, como excesso de peso, uso de bebidas alcoólicas, calmantes, relaxantes musculares e cigarro, principalmente antes de dormir.
― Muitas crianças que apresentam disfunções respiratórias durante o sono acabam erroneamente diagnosticadas como portadoras de déficit de atenção e outros transtornos, passando a tomar remédios psiquiátricos. Mas na verdade, tudo o que elas precisam é dormir bem
― Outros fatores que podem causar distúrbios respiratórios durante o sono são obstrução nasal, refluxo gastroesofágico e hábito de dormir de barriga para cima, por isso é sempre melhor dormir de lado, já que o ar flui mais facilmente.
Fonte: R7