“Consuma pouco sal e evite problemas renais e pressão alta. A maioria dos alimentos contém sódio em sua composição, então, não tempere a comida com excesso desse mineral e prefira as ervas aromáticas e especiarias. Entidades internacionais recomendam apenas de 6 a 8 g de sal por dia.” Paulo Olzon Monteiro da Silva, especialista em Infectologia e Nefrologia, chefe da disciplina de Clínica Médica da Unifesp.
“Muitas pessoas têm o hábito de tomar vitamina C por conta própria para evitar gripes e resfriados, porém, para quem tem predisposição a pedras nos rins, esse hábito pode ser um verdadeiro veneno. Isso porque a alta concentração dessa vitamina pode fazer com que um sal chamado oxalato de cálcio forme um cálculo renal”. Antônio Carlos do Nascimento, endocrinologista membro da Sociedade de Endocrinologista membro da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
“Os rins filtram mais sangue quando se bebe bastante água, eliminando mais resíduos tóxicos do organismo, como a ureia e ácido úrico. Um adulto saudável deveria ingerir cerca de um litro e meio de água por dia, principalmente no verão. Crianças e idosos devem dar atenção especial a essa recomendação”. Carmen Tzanno, nefrologista e coordenadora do Comitê de Nutrição da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Fonte: Revista Viva Saude