A gripe é uma doença infeciosa aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus da gripe – Influenza. Geralmente provoca febre alta de início súbito, dor de garganta, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, congestão nasal e mau estar geral.
A gripe ocorre, geralmente, entre Novembro e Março, no hemisfério Norte (meses frios), pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano). Durante a Primavera e o Verão podem surgir doenças que se confundem com a gripe mas que são provocadas por outros vírus.
E AS CONSTIPAÇÕES
As constipações ou os resfriados são causados por outros vírus respiratório. Os sintomas surgem de forma gradual e embora parecidos são menos graves e limitados às vias respiratórias superiores e de duração mais curta – dor de cabeça, irritação da garganta.
COMO SE TRANSMITE
O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto directo, por exemplo através das mãos. O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas) é, geralmente, de 2 dias, mas pode variar entre 1 e 5 dias.
PORQUE ME DEVO VACINAR CONTRA A GRIPE
Nos indivíduos com doenças crónicas como é a doença renal, o quadro clínico de uma gripe pode complicar-se com uma pneumonia por infecção viral ou bacteriana ou o agravamento da doença já existente.
SOBRE A VACINA DA GRIPE……
A vacina actua de modo a “ensinar” o sistema imunológico (o sistema responsável pela defesa do organismos contra as infecções) a concentrar suas forças para um contra-ataque rápido. Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a gripe é composta por três tipos de vírus Influenza. O vírus muda constantemente e surgem novos tipos de vírus, desta forma a vacina é actualizada a cada ano com os últimos dados conhecidos sobre o vírus. Assim, é necessário que se vacine todos os anos.
QUEM SE DEVE VACINAR
- Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
- Doentes com defesas comprometidas (imunodeprimidos).
- Grávidas (> 12 semanas).
- Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
- Doentes com doenças crónicas, incuindo neste grupo os doentes renais.
A VACINA PODE PROVOCAR A GRIPE
Não. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, por isso não pode provocar a doença. Algumas pessoas, após tomarem a vacina, podem sentir alguma reacção local (ligeira dor, vermelhidão) em casos mais raros pode ocorrer uma febre baixa e ligeiro mal estar, estes sintomas desaparecem entre 24 a 48 horas.
A VACINA TEM EFEITO IMEDIATO
Não. São necessárias cerca de 2 semanas para o organismo ter a resposta adequada, daí a importância de se vacinar no Outono, de preferência em Outubro/Novembro.
TODA A GENTE PODE TOMAR A VACINA DA GRIPE
Não. As pessoas com alergia ao ovo ou que tenham tido uma reação alérgica grave a uma dose anterior de vacina contra a gripe não se devem vacinar.
REDUZA O RISCO DE CONTRAIR A GRIPE E OUTRAS INFECÇÕES:
-
Lave frequentemente as mãos.
-
Se estiver com gripe reduza os contactos comas outras pessoas.
-
Se tossir ou espirrar proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos, de seguida lave as mãos.
Fonte: Portal da Diálise