O paciente renal crônico que faz tratamento hemodialítico precisa seguir uma dieta restrita, o que dificulta a escolha dos alimentos. Vamos, então, fazer algumas matérias seguindo essa linha de pensamento.
Parte I – Escolha de frutas no inverno
As frutas principalmente, tem maior quantidade de potássio, o que restringe o consumo por esses pacientes. Seguem então, algumas opções para estação e o que esses alimentos fornecem de nutrientes. Isso não quer dizer que a pessoa possa ingerir à vontade, apenas que existem opções de frutas, porém em quantidade limitada.
Frutas com menor teor de potássio:
Banana-maçã
![]() |
Fornece energia com menos potássio que as outras bananas, fornece também fibras que tem papel importante na função intestinal e no controle do colesterol. É claro que a quantidade é importante, uma banana-maçã é uma coisa, 2 é outra e uma penca, nem se fala.
Laranja-lima
![]() |
Tem a vantagem de oferecer mais vitamina C que algumas outras frutas e menos potássio que outros tipos de laranja. Tem propriedades antioxidantes, com ação anti-inflamatória, além de também ter fibras. Lembrar da quantidade que é limitada e cortar ou espremer no momento que for consumir para não sofrer perdas.
Pêra
![]() |
Não é bem uma fruta de inverno, mas alguns tipos pode-se encontrar até setembro. Além do seu sabor delicado e textura variada, a pêra oferece uma gama de nutrientes bem abrangente: várias vitaminas, minerais com menor teor de calorias. Por conta do tipo e quantidade de fibras a pêra ajuda no funcionamento intestinal, controle de colesterol, além da ação anti-inflamatória.
Morango
![]() |
Cor e sabor inconfundíveis, oferece grande quantidade de vitamina C. Aproximadamente 5 unidades médias não vão ultrapassar a quota de potássio. Aumenta a resistência a processos infecciosos e auxilia na cicatrização.
Mamão
![]() |
Conhecido por suas propriedades laxativas, é interessante para quem faz hemodiálise, que, muitas vezes, tem intestino mais preso; porém, tem um pouco mais de potássio do que as frutas acima, então cuidado com a quantidade.
Maçã
![]() |
Tem praticamente em todas as estações, é uma das frutas mais consumidas no mundo. É pouco calórica, ajuda no controle da glicemia e colesterol, oferece uma proteção cardíaca. Além de tudo a maçã tem ação adstringente e ajuda na limpeza dos dentes após a refeição.
Pronto, já existem opções, resta apenas escolher e consumir na quantidade indicada pela equipe de nutrição. Na próxima falaremos sobre a escolha de vegetais no inverno.
M. Alice R. M. Maciel
Nutricionista – CRN 128