Notícias

Prefeitura oferta 95 “convites” para a mulher curitibana cuidar da saúde

Convite não falta: as unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba se dedicaram e criaram 95 ações pontuais para as mulheres participarem ativamente do Outubro Rosa. São várias oportunidades de cuidar da saúde e colocar em dia os exames preventivos do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

A série de eventos começou na segunda-feira (2/10) e vai até 30 de outubro em 67 postos por toda a cidade. Entre as atividades, foram criados dias especiais para elas, com palestras, atividades físicas, aulas de zumba e pilates, maquiagem, distribuição ou sorteio de brindes e até bailes, como o que acontece no dia 19, no Distrito Santa Felicidade.

Além disso, muitas das equipes se vestiram, literalmente, com a cor rosa da campanha, e decoraram as unidades de saúde para lembrar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos dois tipos de câncer de maior incidência nas curitibanas. Cada unidade de saúde criou uma programação conforme o perfil da comunidade e vários locais optaram por ofertar um dia extra de atendimento, ao sábado, durante este mês, para acolher as usuárias.

Todas as atividades têm um objetivo em comum: que as mulheres aproveitem a visita à unidade para colocar exames em dia. Lá, elas podem agendar e fazer os exames preventivos do câncer do colo de útero e marcar a mamografia, realizada posteriormente por outros prestadores de serviço.

A Prefeitura oferta 8,9 mil exames de mamografia mensais, sem fila de espera. Esse exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e os profissionais de saúde avaliam os critérios de necessidade e fazem o agendamento do exame.

“Nossas equipes pretendem estimular as mulheres para que tenham uma rotina de prevenção. Manter os exames de preventivo de câncer cérvico uterino e a mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce”, destaca a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Até junho deste ano, 15.726 mulheres já realizaram a mamografia ofertada pela Secretaria Municipal da Saúde. O câncer de mama é o tipo de câncer mais recorrente em Curitiba. No biênio 2016-2017, estima-se que serão registrados 840 novos casos na cidade. De 2008 a 2012, Curitiba registrou 3.138 novos casos desse tipo da doença.

Confira as ações no site: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-oferta-95-convites-para-a-mulher-curitibana-cuidar-da-saude/43680

CTBA

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA